top of page

Absorção

Os perfluoroalquilos são absorvidos após exposição oral, inalatória e cutânea. [1]​​​

Untitled (1).png

Um estudo da população da Europa e América do Norte estimou que a maior parte da exposição crónica a PFOA resulta da ingestão de alimentos contaminados, incluindo água potável. Foram encontradas associações entre os níveis ambientais e as concentrações de perfluoroalquilos no soro; após as exposições à água serem eliminadas ou reduzidas, houve redução dos níveis séricos de PFOA. Em humanos, foi observada uma rápida absorção e as concentrações plasmáticas máximas foram observadas após 1,5 horas. Após exposição continuada, os níveis plasmáticos aumentaram, indicando absorção e acumulação contínuas com a exposição repetida. [2] Em animais, a estimativa de absorção de perfluoroalquilos administrados por via oral é superior a 95%. [1] Em roedores, as concentrações de PFOA no fígado foram superiores às do soro sanguíneo, e estas, por sua vez, foram superiores às concentrações observadas no rim. [2]

Exposição oral

Untitled (2).png

​

​

​

​

​

​

Foram relatadas concentrações séricas elevadas de perfluoroalquilos em trabalhadores na indústria de produção de fluoroquímicos, o que indica que os perfluoroalquilos são absorvidos após a exposição por inalação. Estudos realizados em roedores fornecem evidências da absorção de perfluoroalquilos inalados. O PFOA pode ser inalado através das partículas do ar, poeiras, inalando roupas impregnadas com esta substância, entre outros [1].

​

Exposição por inalação

Untitled (3).png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi demonstrado que exposições cutâneas ao PFOA produzem toxicidade sistémica em animais. [1]

Exposição cutânea

Passe o cursor por cima das imagens

Created with BioRender.com

Referências Bibliográficas

[1] 2018. Toxicological Profile for Perfluoroalkyls. 3rd ed. ATSDR: Agency for Toxic Substances and Disease Registry, pp.450-493. Available at: <https://www.atsdr.cdc.gov/toxprofiles/tp200.pdf> [Accessed 3 March 2021].

[2] 2017. SOME CHEMICALS USED AS SOLVENTS AND IN POLYMER MANUFACTURE. IARC Working Group on the Evaluation of Carcinogenic Risks to Humans, pp.68-77. Available at: <https://monographs.iarc.who.int/wp-content/uploads/2018/06/mono110.pdf> [Accessed 3 March 2021].

​

bottom of page