top of page

Toxicidade Reprodutiva

Captura de ecrã 2021-03-31, às 21.48.23.

Durante o desenvolvimento humano é expresso, no embrião, o recetor PPARα. Os níveis de expressão fetal desta molécula são equivalentes aos níveis de expressão em adultos. Desta forma, a ativação do PPARα pelo PFOA pode provocar morte fetal, redução do peso e da viabilidade do recém-nascido, atrasos na diferenciação da glândula mamária, na abertura do olho e na abertura vaginal. Em certos estudos, o PFOA também alterou a expressão de genes que estão envolvidos no controle da homeostasia dos lípidos e da glucose, demonstrando que a redução do peso corporal dos bebés pode ser, em parte, devido a distúrbios metabólicos [1].

Created with BioRender.com

Referências Bibliográficas

[1] 2018. Toxicological Profile for Perfluoroalkyls. 3rd ed. [ebook] ATSDR: Agency for Toxic Substances and Disease Registry. Available at <https://www.atsdr.cdc.gov/toxprofiles/tp200.pdf> [Accessed 3 March 2021].

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística, no ano letivo 2020/2021, do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião (remiao@ff.up.pt) do Laboratório de Toxicologia da FFUP

Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto

Rua de Jorge Viterbo Ferreira nº. 228 4050-313 Porto - Portugal

© 2021 by Ana Carolina Pereira, Marta Agostinho, Oriana Graça.

bottom of page